Como devemos chamar uma mentira que, dependendo de como é apresentada, nos leva a acreditar que é uma verdade?

Essa era a questão que Luciano Pires levantava no final dos anos 90. Ele pensou em Ventiras, mas escolheu Merdades, que é mais apropriado.

Luciano não fazia ideia que, quase vinte anos depois, as Merdades receberiam o nome de fake news e se transformariam numa das maiores preocupações de quem produz e consome informações hoje em dia.

É sobre reconhecer as estratégias e ferramentas da mídia, e como fazer pra se proteger delas, que trata Merdades e Ventiras, o décimo livro de Luciano Pires.

Assista aqui a um conteúdo introdutório gratuito.

Quem é Luciano Pires?

“Cansei de ser tratado como idiota pela mídia. Agora é hora de reagir”, desabafa Luciano Pires, que tem mais de 40 anos de carreira como profissional de comunicação. Ele é, desde 2006, um dos mais tradicionais podcasters brasileiros, à frente do Café Brasil, LíderCast e Cafezinho.

Como profissional de comunicação, Luciano questiona desde o final dos anos 1990 a forma como a mídia manipula nossas emoções e, por tabela, nossa percepção da realidade. Neste livro, ele nos ensina o segredo: “A melhor reação não é brigar de frente com a mídia, mas compreender como ela funciona e o que podemos fazer para nos protegermos de suas armadilhas.”